A toda a hora ouvimos dizer que vivemos num país onde uma grande parte da população não tem o hábito de ler, somos considerados um povo analfabeto. Felizmente na actualidade, a leitura é vista como um acto espontâneo e considerado por muitos, uma acção de relaxamento e descontracção, ao mesmo tempo, que enriquece a nossa sabedoria. Talvez, pudéssemos fazer mais pela cultura portuguesa!
Foi com um enorme orgulho, que participei na actividade “Serão com Livros”, organizada pelo Centro Novas Oportunidades do Agrupamento de Escolas de Azeitão. Esta iniciativa permitiu aos alunos falarem sobre um livro que já tivessem lido, e que de alguma forma os tenha marcado. Eu falei do livro que editei em 2007, “A vida e a morte de Isabela”, uma história que fala de uma adolescente que se perde nas teias da ilusão, de onde podemos retirar uma lição de vida.
Falou-se em cultura, trocaram-se ideias, deram-se conselhos, foi uma noite muito enriquecedora. Ouvimos os vencedores do concurso “Um Conto de Natal”, lerem as suas histórias. Descobri que afinal, o nosso país não tem um povo analfabeto, tem sim, um povo com falta de oportunidades, de dar a conhecer aquilo que sabe. Este grupo docente da Escola de Azeitão deu essa oportunidade aos seus formandos. Foi um acto inteligente, o qual eu pretendo congratular, e dar os meus mais sinceros Parabéns aos intervenientes.
Sónia Santos
4ºPL/NS/2010 - “19 em Grupo”