quinta-feira, 19 de abril de 2012

Sessões de Acolhimento de Nível Básico e Secundário

Nos dias 12 e 13 de abril de 2012, pelas 19 horas, decorreram mais duas sessões de acolhimento, uma para o nível básico e outra para o nível secundário, para os candidatos que se inscreveram no nosso Centro.
Estas sessões contaram com a presença de 17 candidatos, 9 de nível básico e 8 de nível secundário.
Sendo a decisão de voltar a estudar um passo muito importante na vida dos candidatos, estes estavam inicialmente apreensivos quanto ao que iriam encontrar, mas depressa constataram que os percursos existentes têm em conta o perfil dos candidatos, sendo esta uma mais-valia para os mesmos, permitindo que sejam encaminhados para percursos que se ajustam às suas características e competências.
Deste modo, os candidatos colocaram várias questões relativamente às modalidades de formação existentes, assim como em relação ao processo de reconhecimento, validação e certificação de competências (RVCC), demonstrando bastante interesse em dar início à “caminhada” que lhes permitirá concluir o ensino básico ou secundário, que outrora teve que ser interrompida e que agora terão a oportunidade de concluir.
No final da sessão foram agendadas as sessões de diagnóstico (entrevistas individuais), que irão decorrer nas semanas seguintes.
A todos os candidatos desejamos muito sucesso!











Novo grupo em Processo de RVCC - 2º PL_NB de 2012 - “Os Persistentes”

Encontra-se em Processo de RVCC mais um grupo de candidatos à certificação de nível básico, o 2º PL_NB de 2012, que se designou por “Os Persistentes”.
Mas porquê “Os Persistentes”? Porque apesar dos obstáculos que foram surgindo ao longo do seu percurso de vida, persiste o sonho, a vontade e a determinação para concluírem mais um nível de escolaridade.
Na primeira sessão do Processo de RVCC realizou-se a dinâmica de grupo: “O Novelo de Lã”, em que os candidatos e equipa técnica se apresentam referindo o que realizam nos tempos livres, atividade profissional e expetativas relativamente ao Processo de RVCC, criando-se laços de partilha e entreajuda entre o grupo.
É o grande começo para “desenlear” competências e experiências pessoais e profissionais adquiridas ao longo do seu percurso de vida e que querem ver validadas e certificadas através deste Processo.