segunda-feira, 20 de junho de 2011

Workshop de Língua Mirandesa

No dia 7 de Junho realizou-se um workshop de língua mirandesa, dinamizado por Orlando Teixeira e Amadeu Ferreira, respectivamente dirigente e presidente da Associação de Língua Mirandesa.
Na sala do auditório da Escola Básica da Brejoeira estiveram presentes professores do 1º, 2º e 3º ciclos, a direcção do agrupamento, assistentes operacionais, formadores e formandos dos cursos de Educação e Formação de Adultos, toda a equipa do Centro Novas Oportunidades e candidatos que se encontram em processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências.
O serão foi rico em questões linguísticas e culturais e, de uma forma simples, mas extraordinária, os dinamizadores fizeram um enquadramento histórico e geográfico do mirandês. Foram passados vídeos representativos sobre a origem do mirandês e a forma como evoluiu: hoje estuda-se e canta-se em mirandês!
Amadeu Ferreira lembrou que a língua mirandesa é língua oficial de Portugal desde 1999. Para encerrar a noite leu-nos um poema em mirandês e presenteou-nos com dois livros para que passem a constar no acervo da biblioteca da nossa escola.

Sugestões para consulta:


Momentos do Serão...